Translate

Tecnologia do Blogger.

Codex Sinaiticus


"Já pensou em poder ler a Bíblia mais antiga do mundo? Agora você pode, pois ela está na internet."


A Bíblia Sagrada é a base da religião cristã e é tida como uma espécie de manual de instruções para a fé dos que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. 

Ela figura como o livro mais vendido do mundo e tem milhares de edições diferentes, com adaptações na tradução e atualizações na linguagem. Mas todas estas diferentes Bíblias, além de terem em comum o seu conteúdo, tem uma origem só. 

O Codex Sinaiticus é o livro mais antigo que conseguiu resistir aos efeitos das eras que se passaram. Ele foi escrito no Século IV e tem a cópia mais completa do Novo Testamento, assim como o Antigo.

O Codex Sinaiticus é um projeto desenvolvido por quatro organizações: a Biblioteca Britânica, a Biblioteca Nacional Russa, o Monastério Santa Catarina (localizado no Monte Sinai, no ponto exato onde Deus apareceu para Moisés) e a Biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha. Sua existência é importantíssima para a história da Bíblia Sagrada.

O nome "Codex Sinaiticus" significa literalmente "O Livro do Sinai" (ou do Monte Sinai). 

Os estudos dizem que ele foi escrito na metade do Século IV. Pôde-se deduzir esta data aproximada através da caligrafia utilizada, através de algo chamado "Análise Paleográfica" (uma espécie de arqueologia da caligrafia). 

Outro livro praticamente completo que também data da mesma época é o Codex Vaticanus, que está guardado na Biblioteca do Vaticano, em Roma.

Os demais documentos que são mais antigos que o Codex Sinaiticus contêm somente fragmentos de textos bíblicos e, por isso, não podem ser considerados "livros".

Funcionamento do site

Após clicar no botão para acessar o serviço, uma nova aba ou janela do seu navegador será aberta já com o livro de gênesis sendo exibido na imagem. Você poderá navegar pelas páginas utilizando as diversas funções do sistema de visualização. O texto está em Grego, mas existem traduções para o Inglês, Alemão e Russo. Se quiser, você pode escolher o nome do livro (Gênesis, Êxodo, etc.), o capítulo e o versículo, clicando nas caixas que estão no campo "choose a passage".

O sistema é muito parecido com o Google Maps, ou seja, você pode movimentar as páginas simplesmente arrastando-as na tela. É possível aumentar o zoom, para que você consiga ver mais de perto o texto. Do lado direito, há uma transcrição, já que nem todas as palavras estão perfeitamente legíveis. Abaixo da transcrição você poderá ver a tradução para a língua escolhida.


0 comentários:

Pesquisar