Translate

Tecnologia do Blogger.


Dia 31/10 (1517) Dia da Reforma Protestante

Não podemos considerar o movimento como uma simples reforma religiosa, uma vez que suas conseqüências afetaram profundamente a cristandade européia.



Conseqüências:

  • ROMPIMENTO DA UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA;
  • SURGIMENTO DAS IGREJAS CONHECIDAS COMO PROTESTANTES;
  • FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO E DA BURGUESIA, A PARTIR DO CALVINISMO;
  • REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA, CONHECIDO COMO CONTRA-REFORMA;
  • ALFABETIZAÇÃO A FIM DE QUE OS PROTESTANTES PUDESEM LER A BÍBLIA;
  • LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE RELIGIÃO (POSTERIORMENTE);
  • DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO;
  • SERVIU DE BANDEIRA DE INDEPENDÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES;
  • ERA O ELEMENTO QUE FALTAVA PARA POR FIM À IDADE MÉDIA.

Desenvolvimento e Corrupção do Cristianismo

Constantino, o Grande foi proclamado Augusto pelas suas tropas em 306 e governou o Império Romano até à sua morte. Foi o primeiro imperador romano a professar o cristianismo, na seqüência da sua vitória sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312, perto de Roma, que ele mais tarde atribuiu ao Deus cristão: segundo a tradição, na noite anterior à batalha sonhou com uma cruz, e nela estava escrito em latim "sob este símbolo vencerás“. Constantino legalizou e apoiou a cristandade com o Édito de Milão. Na sua posição de Sumo Pontífice - cargo tradicionalmente ocupado por todos os imperadores romanos, e que tinha a ver com a regulação de toda e qualquer prática religiosa no Império - estabeleceu as condições do seu exercício público e interferiu na organização da hierarquia quando convocado. O Imperador reafirmara o que já era do direito circunscricional da Igreja Romana - ou seja, que as igrejas cristãs locais, no que diz respeito a sua organização administrativa - inclusive quanto a eleição dos bispos - deveriam reportar-se à igreja de Roma, a capital.


A Reforma Protestante - antecedentes


Pedro Valdo e os Valdenses (1217) - Ele decidiu encomedar uma tradução da Bíblia para a linguagem popular e começou a pregá-la ao povo sem ser sacerdote. Ao mesmo tempo, renunciou a sua atividade e aos bens, que repartiu entre os pobres.
Desde o início, os valdenses afirmavam o direito de cada fiel de ter a Bíblia em sua própria língua, sendo esta Bíblia a fonte de toda autoridade eclesiástica.
Os valdenses reuniam-se em casas de família ou mesmo em grutas, clandestinamente, devido à perseguição da Igreja. Negavam a supremacia de Roma, rejeitavam o culto às imagens como idolatria.



John Wycliffe e os Lolardos (1415) - Foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês. A Bíblia deveria ser a base de toda a doutrina da Igreja e a única norma da fé cristã. Sustentava que o papa ou os cardeais não possuíam autoridade para condenar suas 18 teses, pois Cristo é a cabeça da Igreja e não os papas.


Em 22 de maio de 1377, o Papa Gregório XI, expediu uma bula contra Wycliffe, declarando que suas 18 teses eram errôneas e perigosas para a Igreja e o Estado. Em 1378, dois papas foram eleitos simultaneamente, fato que ficou conhecido como “O Grande Cisma”. A partir daí, Wyclif tornou-se um crítico mais contundente da teologia medieval, e obteve na corte e no parlamento. Um decreto do Concílio de constança (1415) declarou Wycliffe como herético, recomendou que todos os seus escritos fossem queimados e ordenou que seus restos mortais fossem exumados e queimados, o que foi cumprido 12 anos mais tarde pelo Papa Martinho V. Suas cinzas foram jogadas no rio Swift, que banha Lutterworth.

O príncipe João de Gaunt defende Wyclif diante do bispo Courtenay
O príncipe João de Gaunt defende Wyclif diante do bispo Courtenay

O julgamento de Wyclif
O julgamento de Wyclif

Livros de Wyclif são queimados
Livros de Wyclif são queimados

Exemplar da Bíblia de Wyclif (manuscrita) - 1384
Exemplar da Bíblia de Wyclif (manuscrita) - 1384




Jan Hus e os Hussitas (1415) - O célebre reformador tcheco. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas idéias de John Wycliffe. Os seu seguidores ficaram conhecidos como os Hussitas. A igreja católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado vivo. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga.

Antes de ser queimado, Hus disse as seguintes palavras ao carrasco: "Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa "ganso" na língua boêmia), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar." Costuma-se identificar Martinho Lutero com esta profecia (que 102 anos depois pregou suas 95 teses em Wittenberg), e costumeiramente se costuma identificá-lo com um cisne.


Jerônimo de Praga (1416) – Foi o principal discípulo de Jan Huss. 
Em maio de 1416 Jerônimo de Praga foi condenado pelo Concílio. 
Ele veementemente retratou-se de sua antiga retratação, sendo finalmente condenado por heresia em 30 de maio, sendo queimado na fogueira ainda no mesmo dia. 
Jerônimo morreu cantando salmos na fogueira.



A Reforma Protestante - Causas

Corrupção do clero e afastamento de seus membros das concepções originais do cristianismo (humildade, fraternidade, caridade).

  •  Venda de indulgências.
  •  Venda de relíquias sagradas.
  •  Venda de cargos no clero.
  •  Fortalecimento da burguesia X condenação do lucro pela Igreja.
  •  Fortalecimento das monarquias nacionais X poder clerical.
  •  Abundância de terras da Igreja e interesses nacionais.
  •  Renascimento cultural (questionamento de alguns valores tipicamente medievais).
  •  Leitura e interpretação da Bíblia restrita aos membros do clero (Bíblia só em latim).
  •  John Wycliffe e Jan Huss – precursores.

A Reforma na Alemanha


  • 1483 – Nasce em Eisleben, na Alemanha oriental. 
  • 1505 – Conclui o mestrado e começa a estudar Direito.
  • 1507 - Durante uma tempestade, jura tornar-se monge; ingressa na Ordem dos Eremitas Agostinianos. É ordenado e celebra a primeira missa. 
  • 1512 – Torna-se doutor em teologia e começa a lecionar sobre os Salmos na Universidade de Wittenberg. 
  • 1515 – Leciona sobre Romanos, Gálatas e Hebreus. Isso lhe deu um novo entendimento acerca da “justiça de Deus”: ela não era simplesmente uma expressão da severidade de Deus, mas do seu amor que justifica o pecador mediante a fé em Jesus Cristo  
  • 1517 - Diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. 
As 95 teses de Lutero
As 95 teses de Lutero


  • 1519 - Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pré-reformador João Hus e afirmou que os concílios e os papas podiam errar. 
  • 1520 – A bula papal Exsurge Domine dá-lhe 60 dias para retratar-se ou ser excomungado. Queima a bula papal e um exemplar da lei canônica. Escreve três documentos fundamentais: À Nobreza Cristã da Nação Alemã, O Cativeiro Babilônico da Igreja e A Liberdade do Cristão. A Reforma alastra-se na Alemanha e na Europa. 
  • 1521 – É excomungado pela bula Decet Romanum Pontificem, de Leão X. Em abril, na Dieta de Worms, recusa renegar os seus escritos e no mês seguinte um edito o condena como herético e proscrito. É seqüestrado e ocultado no Castelo de Wartburg, onde começa a traduzir o Novo Testamento. Protegido pelo príncipe eleito. 
  • 1523 / 24 - É publicado o Novo Testamento em alemão.  Explode a Revolta dos Camponeses (movimento Anabatista radical). 
  • 1525 / 26 – Casa-se com Catarina von Bora. Na Dieta de Spira, os príncipes recusam-se a aplicar o Edito de Worms. No ano seguinte, luta contra enfermidades e intensa depressão; escreve “Castelo Forte”. Escreve contra as idéias de Zuínglio acerca da Ceia do Senhor. 
  • 1529 / 30 – Dieta de Spira: intolerância contra os luteranos. Surge o nome “protestantes.”  
  • Dieta de Augsburg, realizada na tentativa de pôr fim à divisão religiosa do império. Filipe Melanchton apresenta a Confissão de Augsburgo, uma declaração das convicções luteranas. Cada Príncipe escolhe a religião de seu território.
  • 1534 – No ano seguinte, publica a Bíblia Alemã completa. Lutero morre em 18/02/1546.
A Bíblia de Lutero em Alemão

Texto montado por Marcelo Esch Gomes e publicado por Willimar Augusto Rocha



2 comentários:

  1. Igreja Católica, a única verdadeiramente Cristã e Apostólica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive com um comentário destes dá para ver qual o tipo de "critão" a igreja católica tem formado.

      Excluir

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

Pesquisar